O Que É Clínica Geral

· 3 min read
O Que É Clínica Geral

Seja um acidente doméstico na infância, uma virose ou gripe forte, fato é que sempre haverá na emergência um clínico geral para lhe atender. Além disso, exames de checkup devem ser feitos com frequência e o Clínico Geral é o médico ideal para realizar esse acompanhamento. O médico que já conhece o histórico do paciente é pode dar diagnósticos mais precisos. Este médico realiza não só o diagnóstico de doenças mas também seu tratamento. O dr.consulta é uma rede de centros médicos que deixa simples cuidar da saúde. Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

  • Ele conta também com um aprofundado conhecimento de problemas de saúde e doenças crônicas.
  • É mais adequado procurar um clínico geral ou algum especialista da área que a pessoa acredita estar com problemas de saúde?
  • Depois, para obter os conhecimento específicos da sua rotina de trabalho, assim como em outras especialidades médicas, ele deve fazer a residência em Clínica Médica (também chamada Medicina Interna).
  • Se após a formação em Medicina, o profissional resolver cursar uma residência em Clínica Médica, se especializa como clínico geral.
  • O clínico geral acompanha o paciente não só nos momentos de adoecimento, mas também quando não existe nenhum sintoma.
  • Geralmente, o clínico geral atua dentro de consultórios médicos e hospitais com o primeiro atendimento a uma pessoa com problemas.


Isto é, o paciente tinha um papel passivo em que o médico como detentor do saber decidia o que julgava melhor.  saber mais  a relação médico-paciente era marcada por uma questão de autoridade sobre o conhecimento. Manter uma rotina com check-ups periódicos é uma das melhores formas de se manter saudável.


Quais Doenças Podem Ser Tratadas Por Um Clínico Geral Sem O Acompanhamento De Um Especialista?


Preparado para lidar e tratar de bebês a adultos, o MCF observa as relações pessoais de cada paciente, bem como seu contexto familiar, trabalho e comunidade em que vive. Outro texto aqui do blog que pode te ajudar a tomar a decisão sobre o melhor lugar para a residência é o “15 perguntas para escolher onde fazer residência médica”. Já no segundo ano de residência, o médico tem contato com situações mais extremas, como implantação de marca-passo temporário, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca, doenças imunes e autoimunes, entre outras. Durante o período, você terá contato com conceitos básicos como fisiopatologia, critérios diagnósticos e princípios fundamentais de tratamento. “Com isso, a gente evita internações ou o encaminhamento para outro especialista, o que pode acabar sendo mais caro para o próprio paciente e para o sistema de saúde. Também diminui os riscos que ele corre dentro do hospital por estar sujeito à exposição a micro-organismos resistentes”, avalia o dr. Fleury Johnson.

Como Funciona A Residência Em Clínica Médica?




Geralmente, o clínico geral atua dentro de consultórios médicos e hospitais com o primeiro atendimento a uma pessoa com problemas. Ele avalia o quadro do paciente, prescreve remédios, tratamentos e ainda pode encaminhá-lo para outros especialistas, de acordo com cada caso. Segundo o levantamento de demografia médica de 2018, do Conselho Federal de Medicina, 11,2% dos médicos brasileiros seguem essa especialidade, apresentando o maior número de profissionais entre os títulos de especialistas no Brasil.  http://bioimagingcore.be/q2a/user/cobwebjute2  está apto a tratar diversas doenças, e só precisa encaminhar o paciente quando houver necessidade de um especialista, isto é, quando o problema é muito específico. Os constantes avanços das pesquisas na área médica têm provocado uma crescente especialização de seus profissionais, enfocando aspectos cada vez mais específicos do organismo humano.

Recomenda E Monitora O Tratamento


O clínico médico irá analisar o seu histórico, sua propensão a certas doenças e concluir um panorama geral da sua saúde. Em todo caso, é aconselhável contar todos os sintomas que te incomodam, sejam eles relacionados  ou não. O clínico geral, por ser o médico responsável por atender aos sintomas em geral, auxilia na prevenção e cura de doenças relacionadas a todas as áreas da saúde. Como o seu raio de atuação é tão amplo e abrangente, o indivíduo que deseja seguir nessa carreira precisa ter muita responsabilidade. Esse profissional também pode realizar atendimentos ambulatoriais e de emergência em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, atendimentos residenciais e em clínicas particulares.