Clínico Geral: Afinal, O Que Faz Esse Profissional E Como É Demandado?

· 3 min read
Clínico Geral: Afinal, O Que Faz Esse Profissional E Como É Demandado?

A carreira de um médico, bem como a satisfação de seus clientes e pacientes, também dependem desse esforço. Com profissionais renomados no mercado, e com vasta experiência na atuação  profissional, as aulas são ministradas de forma online.  https://pontodesaude.com.br/ortodontista/resende-rj/  mudanças e alterações podem estar relacionadas à legislações, técnicas, tratamentos, equipamentos e instrumentos. Acima de tudo, independentemente de onde sejam as intervenções, a prática médica deve sempre ser apurada e aperfeiçoada pelo profissional.

  • O clínico não pretende atuar nas especificidades da saúde da mulher, da saúde da criança, das cirurgias, dos exames complementares, da saúde coletiva e das inúmeras subespecialidades.
  • Em geral ele não atende pacientes, não precisa fazer plantões durante a madrugada nem lidar com situações emergenciais.
  • Isso é fundamental para o desenvolvimento contínuo de sua capacidade de discernimento.
  • Também é necessário definir a frequência que essa equipe vai trabalhar no seu consultório durante o dia ou, então, durante a semana.
  • Uma recepcionista de clínica deve ter várias habilidades para conseguir atender os pacientes, gerenciar a agenda do médico e cuidar da administração da clínica.


O médico clínico, por sua atuação ampla, tem contato direto e indireto com um enorme leque de especialidades médicas. Trata-se do profissional que, no geral, recebe o paciente que chega a uma unidade de saúde, faz um diagnóstico inicial e, se necessário, encaminha a pessoa para um atendimento mais focado no seu problema.  http://bit.ly/40qpYQD  também pode ser chamada de clínica médica e o profissional especialista é o médico internista.

Qual A Diferença Entre Um Clínico Geral E Um Médico Da Família?


Assim, com todos os fatores, ele irá saber ao longo dos anos a situação do paciente, e como poderá se agravar ou não. Prevista na Constituição Federal como dever do Estado, no Brasil, a saúde pública é considerada como um direito social que deve ser garantido para todas as pessoas, a fim de assegurar o exercício de direitos fundamentais. Isso significa que para se tornar um médico é preciso fazer um curso de Medicina de 6 anos em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Geralmente o médico que atua em prontos-socorros trabalham em regime de plantões, podendo permanecer no hospital durante várias horas seguidas ou ficar de sobreaviso e ser chamado quando aparece algum caso urgente.

Receba Conteúdos Exclusivos!


Cuidar da agenda médica – Uma recepcionista de clínica médica deve ter conhecimento de informática, uma vez que a utilização de um bom software de gestão de clínicas e consultórios é fundamental para facilitar seu trabalho. Com o aplicativo, terá segurança e agilidade para marcar, cancelar e remarcar as consultas. Isto não só eliminará a possibilidade de erros, mas também lhe proporcionará tempo para realizar outras atividades. Geralmente, o clínico geral atua dentro de consultórios médicos e hospitais com o primeiro atendimento a uma pessoa com problemas. Ele avalia o quadro do paciente, prescreve remédios, tratamentos e ainda pode encaminhá-lo para outros especialistas, de acordo com cada caso.


Além disso, como ele acompanha um paciente por muito tempo ao  longo da sua vida, deve ter sensibilidade e tato para lidar com as pessoas, em diferentes idades e estados de saúde — tanto com problemas físicos quanto psicológicos. Ele tem o compromisso de receber os pacientes no consultórios e hospitais, assim como fazer atendimentos de urgência, ouvir queixas, examinar e fazer o diagnóstico. A observação clínica analisa a história da doença que leva a pessoa a procurar o médico, e realiza o exame físico do paciente em seus menores detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico e do prognóstico.